Dâe galera, se nos dois últimos capítulos eu não tinha conhecimentos, eis um assunto que eu vivo, mas para ser bem honesta nunca me preocupou estar solteira. Esse é o assunto que Elizabeth George trata no quinto capítulo do livro Preocupações. Eu convivo com “gurias” convertidas e não convertidas, e realmente ver o tempo passar estando solteira assusta grande parte das jovens. Espero que esse capítulo ajude a acalmar o coração de todos os solteiros e dê um gás para a obra de Deus.
“Se dermos uma olhada em 1 Coríntios 7, veremos que o apóstolo Paulo estava escrevendo uma carta para a igreja de Corinto, a qual ele mesmo tinha plantado anos antes, durante a sua segunda viagem missionária (Atos 18.1-18). Dos capítulos 1 a 6 ele menciona vários problemas pelos quais a igreja estava passando. Ele, então, foi respondendo por escrito, de forma bem prática, a algumas perguntas feitas a ele pelas pessoas daquela igreja. A primeira delas era sobre casamento. É bem verdade que Paulo escreveu as cartas para a igreja em Corinto há quase dois mil anos, mas ele também escreveu para os solteiros do dia de hoje. Em sua carta ele compartilhou alguns princípios fundamentais para quem é casado e para quem é solteiro. Veja agora, por meio de Paulo, a sabedoria de Deus.
Celibato e casamento são dons de Deus: Muitos adultos não casados sentem grande pressão por serem solteiros e um enorme desejo de casar. Eles acham que suas vidas não serão completas se não se casarem. No entanto, a Bíblia diz algo bem diferente. Paulo, que acredita-se ter permanecido solteiro, escreveu: Contudo, quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele (1Co 7.7). Os solteiros precisam entender que não há diferença moral entre ser casado ou solteiro. As duas formas são dignas e importantes vias para realização dos propósitos de Deus (1Co 7.1-9).
Celibato é um chamado de Deus: Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou (1Co 7.17). Muitos dos novos crentes, em Corinto, estavam infelizes. Alguns queriam mudar de estado civil. Outros, eram escravos e queriam ser livres (v. 7-24). Havia também aqueles que queriam usar sua liberdade em Cristo, como desculpa para pecar. Paulo dá a eles a resposta de Deus. Ele diz que uma das grandes vantagens do celibato é a possibilidade de colocar maior foco em Cristo e em sua obra. Paulo dá, também, o recado de Deus aos descontentes. Ele diz que os cristãos devem aceitar de bom grado, e alegremente, a situação em que Deus os colocou. Se estiverem casados, devem permanecer casados. Se estiverem solteiros, devem aceitar sua situação, até que – e se – Deus mostrar de forma irrefutável que devem se casar.
Celibato oferece mais liberdade para servir a Deus: Uma das maiores vantagens do solteiro é a possibilidade de colocar maior foco em Cristo e em sua obra. Uma mulher solteira não tem de cuidar de marido e nem de filhos. Portanto, ela pode servir a Deus e ao povo de Deus, de todo o coração! Pode ir constantemente à igreja e servir às pessoas de sua comunidade local, de uma infinidade de formas. No entanto, a mulher casada precisa concentrar seu tempo e prioridade, energia e atenção em seu marido e filhos, o que limita seu atendimento a pessoas que não façam parte de seu círculo familiar. Sim, ela serve à igreja e participa dela, mas de forma limitada.
“A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem santas, tanto no corpo como no espírito; a casada porém, cuida das coisas do marido, em como há de agradar ao marido.” (1 Coríntios 7.34)
Comece apenas ficando disponível. Oportunidades para servir aparecerão surpreendentemente, cada dia, bem à sua porta!
- Aceite o fato de estar solteira;
- Assuma seu papel;
- Mantenha-se pura;
- Encoraje e incentive as solteiras.”
Assim como Paulo foi um homem solteiro, também existem bons exemplos de mulheres solteiras na Bíblia. Deixo algumas de sugestão como leitura: Míriam (Veja Êxodo 15:20-21, lembrada também em Miqueias 6.4); as quatro filhas de Felipe (Atos 21:9); Lídia (acredita-se que ela era solteira quando abriu o coração para ouvir Paulo – veja Atos 16:14).
Lembre-se:
“Todo o amanhã tem duas alças. Nós podemos segurá-lo pela alça da ansiedade, ou pela alça da fé.” Henry Ward Beecher
Essa série de posts é um resumo do livro Preocupação, de Elizabeth George, publicado pela editora Hagnos. Cada post resume um capítulo e você pode adquirir o livro para conferir os assuntos com maiores detalhes clicando na referência abaixo.