O que é apologética

Chá do Teo: o que é apologética

Blog By jun 22, 2015

O que é apologética

O que é Apologética? É por unidade ou por quilo?

Apologética em linha gerais (e bem resumidamente) é uma matéria da Teologia que tem como objetivo demonstrar e comprovar a doutrina e cosmovisão cristã como verdade e defendê-la de teorias ou doutrinas contrárias.

O que não é apologética?

Não é apologética a defesa de percepções pessoais religiosas ou teológicas. O que é isso cara-pálida? Bem, quando você defende uma interpretação pessoal da Palavra de Deus baseado em uma experiência pessoal, você não está fazendo apologética. Quando você defende a liturgia ou a doutrina de sua igreja como sendo melhor ou “mais divertida” que a de outra igreja, você também não está fazendo apologética. Apologética é a defesa do Evangelho como um todo e não das particularidades de cada pessoa ou denominação cristã.

Então para que serve isso? Dá para por na sopa?

Ela serve para que desafiemos aqueles que nos ouvem a pensarem e repensarem suas cosmovisões. Você pode converter alguém unicamente com apologética? Talvez, mas é improvável que alguém se converta por simples construções racionais do que é o cristianismo. No entanto a apologética pode mostrar às pessoas o quão estão perdidas e necessitadas de Salvação. A apologética pode ser o estopim para que o que me escuta comece a questionar as “verdades” que ele até então segue.

Preciso por no microondas ou já vem pronto para consumir?

Além de servir para expor o Evangelho a Apologética serve para a igreja como um verdadeiro Biotônico Fontoura. Normalmente nossa caminhada cristã se inicia com percepções e sensações emocionais muito fortes e elas acabam por ditar nossos primeiros passos. No entanto necessitamos com o avançar e progredir da vida cristã fazer gradual substituição do alimento líquido e pastoso pelo sólido e temperado. Como experiência pessoal, lembro o quanto ela me foi útil enquanto cursava História em uma tradicional universidade brasileira. A Apologética não me foi muito útil para convencer os outros da verdade, mas me foi útil para convencer a mim mesmo de que aquilo que eu cria era a Verdade.

Eu preciso ser um apologista? Tem vacina pra isso?

Existem apologistas “profissionais”, o pastor estadunidense William Lane Craig é um dos mais famosos e conceituados, e constantemente participa de debates em universidades do mundo inteiro (uma boa sugestão para ver no YouTube). No entanto, nem todo cristão precisa ser um apologista profissional, mas sim, todo cristão precisa ter noções mínimas do que é isso. O apóstolo Paulo já aconselhava seu discípulo e amigo Timóteo que fosse um defensor da Fé: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.” – 2 Timóteo 2:15 (NVI).

Tem embalagem para viagem?

Por fim, apologética pode ser o combustível que você precisa para evangelizar. A apologética nos dá a certeza da Verdade em que cremos, nos dá a confiança e compreensão da razão de porque cremos em Deus, em Seu Filho e em todos os seus propósitos. Ela torna as histórias bíblicas em doutrinas profundas e encrustadas em nosso coração, nos dá sustentação para caminharmos sem duvidar daquilo que cremos e com constante sede de descobrir e de nos aprofundarmos naquilo que ainda não entendemos.

Sola Scriptura

Sobre Daniel Clós Cesar

Casado e quase pai, sou formado em História e em Teologia, mas não me considero nem historiador nem teólogo, mas sou um leitor compulsivo de teologia, história e quadrinhos, também sou ilustrador nível super-hiper-básico (um chimpanzé cego tem mais habilidades).

Author

Casado e quase pai, sou formado em História e em Teologia, mas não me considero nem historiador nem teólogo, mas sou um leitor compulsivo de teologia, história e quadrinhos, também sou ilustrador nível super-hiper-básico (um chimpanzé cego tem mais habilidades).