Buscai primeiro

Buscai primeiro

Blog By jul 03, 2014

Buscai primeiro

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33 (ACR)

O reino e sua justiça. Quantos de nós já lemos ou ouvimos esse versículo ao menos 10 vezes na vida? Apesar de ser amplamente utilizado em pregações e textos pela Internet, essa é uma das passagens bíblicas mais “sacanas” com que eu já tive contato. Essas palavras foram proferidas por Cristo, após um capítulo inteiro de sermão. Que tal lermos o resto dele, então?

E aí, leu? Agora podemos começar a discutir juntos.

A partir do versículo 25, está a parte que realmente nos interessa. Veja só:

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:25-33 (ACR)

Já ouvi de tudo: “Irmãos, busquem o reino antes de tudo e o resto vai ser acrescentado”, “Filhinhos, busquem antes o reino e todas, todas as coisas vos serão acrescentadas”. Em diversas ocasiões eu ouvi pregadores utilizando esse versículo para embasar uma suposta vontade que Deus tem de nos dar muito dinheiro. No entanto, se analisarmos com cuidado todos os versículos em que Jesus fala destas coisasentenderemos exatamente o que ele queria dizer.

No versículo 25, Jesus nos ordena a não andar cuidadosos quanto à vida. Ou seja, Ele nos instrui a mantermos a calma e não andarmos ansiosos com relação ao que havemos de comer, beber e vestir. No versículo 31, Jesus enfatiza ainda mais que não devemos andar inquietos com o que comeremos, beberemos ou vestiremos. Portanto, estas coisas se refere aos cuidados da nossa vida, em especial às nossas necessidades básicas de alimentação e vestes. É claro que Jesus falava para um contexto histórico diferente, mas podemos entender que Ele se referia às necessidades de sobrevivência dos Filhos de Deus. E Este, por sua vez, não nos deixaria mendigando.

Quando Jesus nos ordena a buscarmos primeiro o reino e a sua justiça, Ele efetivamente quis dizer o que disse. Isto é, se nós buscarmos a Deus em primeiro lugar, as nossas necessidades básicas serão completamente supridas! Isso não significa, é claro, que Deus vai barganhar conosco, mas Ele quer um coração sincero e puro. Por geralmente estarmos em situação de conforto, é muito difícil entender como essa realidade se aplicaria a casos mais extremos. Porém, Jesus também se refere às pessoas que nada possuem. Se elas buscarem o reino em meio à falta, Jesus promete lhes suprir todas as necessidades.

A palavra não nos ensina que vamos ganhar rios de dinheiro. Ao menos não é o que entendemos nessa passagem. Deus quer muito mais a nossa felicidade e fidelidade. Ele irá suprir todas as nossas necessidades quando O buscarmos de coração. Os Cristãos modernos têm esquecido da ordem correta: primeiro, buscam-se todas as outras coisas e depois espera-se que o reino seja acrescentado. Não se engane; é nossa a função de bater na porta e buscar ao Senhor. O resto é resto.