#PADD052: O desafio de evangelizar

Postado por em maio 29, 2015 em Podcast | 20 Comentários

PADD052: O desafio de evangelizar

Tá no ar! No episódio 52 do podcast Pelo Amor de Deus, EddieTheDrummerJuliver Boch e Ariel Zimermann (da coluna Uma Dose de Loucura) falam sobre como é evangelizar na serra gaúcha, uma região bem difícil de falar da Palavra de Deus.

Deixe seu feedback nos comentários. É muito importante para nós!

Dê o play!

Para ouvir, clique no player acima ou clique em Download para baixar (caso não inicie o download, clique com o botão direito e clique em “Salvar link como”). Você também pode escutar em uma janela 😉


Neste episódio:

Conheça a cultura da serra gaúcha.
Saiba como o evangelismo informal pode ser importante.
Descubra métodos de evangelismo relacional.


Links comentados:

Série Abismo Ligado
#PADD036: Cristo, Para Crianças
Facebook do Juliver
Colorindo um mundo preto e branco


Área de Feedbacks

1º Encontro PADD

Clique no banner para mais informações!
Inscrições para o 1º Encontro PADD -> bit.ly/InscricaoEventoPADD

PADD Indica!

PODCAST 2 EM 1 #59 – ESCANDALIZAR


Assine o Feed do nosso podcast!

RSS Podcast Pelo Amor de Deus (http://www.peloamordedeus.org.br/feed/podcast/)
Assine no iTunes (http://www.peloamordedeus.org.br/itunes/)
Estamos também no YouTuner, Podflix e Podfy


Acompanhe nas rede sociais!

Facebook – https://facebook.com/OficialPADD
Twitter – Siga @_padd


  • Fala Galera! Bacana o episódio. Não tinha conhecimento do tamanho da dificuldade de evangelizar em terras gaúchas. É interessante como temos tanta preocupação com os povos não alcançados ao redor do planeta e esquecemos do nosso próprio país.

    Também fiquei muito interessado nesta questão do Abismo Ligado. Vou ouvir os episódios para me inteirar melhor do assunto. Creio que toda ferramenta e experiência na área de evangelismo é válida e precisa ser compartilhada para que outras pessoas tenham mais recursos a mão para cumprir a grande comissão.

    Uma maneira muito eficaz de evangelizarmos hoje em dia é como nosso testemunho de vida. Creio que a nossa conduta, sendo honestos, fiéis, corretos em nossas ações, prestativos independente de cor, raça, credo e gênero, demonstrando que realmente somos diferentes deste mundo onde somente o individualismo e a ganância é que interessam, pode alcançar muitas pessoas. Grande abraço.

    Luis Vulcanis
    http://www.esconderijounderground.com
    Vem aí: o CONCLAVE…

    • Muito obrigado pelo feedback Luis. Tu conseguiu pegar a proposta do episódio, que era comentar sobre a questão da serra gaúcha e oferecer nossos métodos e ferramentas para pessoas de outros lugares 🙂

      Abraço

    • Juliver Boch

      Grande Luis, muito bem observado o ponto em que nossa experiência de vida é uma ferramenta importantíssima para evangelização…
      Pois quando aceitamos e reconhecemos Cristo como Rei e Salvador e reconhecemos o seu sacrifício por nós, todos os nossos pecados ( transgressões ) são apagados pelo sangue de Jesus.

      POREM, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ESQUEÇAMOS DO QUE FIZEMOS. Mas o bacana é que passamos a enxergar o que antes era perda como Lucro. Pois agora através dos princípios de Deus podemos ajudar e instruir a muitos para que não caiam no mesmo erro.

      Como diz em Mateus 5:13,16
      O Sal da Terra e a Luz do Mundo

      13“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
      14“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

      Temos que ser o SAL e a LUZ no mundo. E como é maravilhoso poder escutar de outras pessoas que temos algo diferente e resplandecemos a luz de Cristo…

      É um privilégio para nós… Escute as lições do Abismo Ligado. Acredito que será muito útil a vocês e quem escuta-la. É uma ferramente excelente…

      Obrigado pelo seu comentário….

      Tenha uma ótima semana…

  • Fala povo do sul….

    Sabe aonde se encontra a ferida da evangelização no Brasil atual? Se encontra dentro dos corações dos mercenários proselitistas de alguns falsos profetas que só pregam a palavra por conveniência (isso existe muito aqui no sudeste). Aonde quero chegar, quando se é um cristão, vc não escolhe o terreno aonde vc vai jogar a semente, vc simplesmente lança! Quando a Palavra de Deus diz: “Ide por TODO o mundo” ela já explana o seu alvo, plano, objetivo, etc… Gravamos um podcast lá no Go!Cast com o missionário Mauro onde ele conta muita coisa sobre o evangelismo e culturas. Vou soltar algo inédito que conversamos lá… Durante o podcast eu perguntei para ele se ele tinha medo de ir para os países com a religião predominante Islã ou muçulmana (pois isso é um enorme desafio de evangelização!) daí ele pede pra parar a gravação e começa a contar coisas que realmente não daria para se falar em um podcast… coisas do tipo: estrategias de como se pregar o evangelho lá (super sigiloso). Pessoas que usam diversos nomes para não serem pegas e mortas em público e dentre outras coisas. Enfim, espero ter ajudado 🙂

    Excelente podcast, continuem assim manos!

    Abrçs

    • Obrigado pelo feedback Gabriel! Esse é o ponto brother! Devemos nos adaptar e falar de Deus. Ótimo exemplo esse de perseguição. As vezes as pessoas só querem saber de fazer os outros engolirem o evangelho, forçando, que é o caso do que tu comentou dos “falsos profetas”.

      Abraço

      Ps: falando em Go!Cast, me perguntei porque não ouvi esse episódio e percebi que meu agregador não baixa nada de vocês desde o início do ano! Já estão na fila para maratona! Vi que perdi muitos episódios interessante.

    • Juliver Boch

      Opa Gabriel, tudo bem cara?

      Esse seu comentário me lembrou de algo que escutei em alguns estudos que fiz sobre a sequência histórica da Bíblia e toda sua importância.

      No qual as 11 tribos que ficaram ao norte ( me corrijam se eu estiver errado por favor ) e em determinado tempo a tribo de Judá que ficou ao Sul também acabou fazendo parte disso.
      Estavam sendo oprimidas, escravizadas pela Assíria, Babilônia e até mesmo os Persas em um determinado tempo.
      E foi uma época aonde Deus teve que levantar os profetas para poder se comunicar com o seu povo.
      E esses profetas eles não podiam falar abertamente aquilo que Deus mostrava a eles. Eles se comunicavam através de parábolas. Então imagina cara se naquela época já existia isso. E mesmo assim os caras continuavam firmes na fé.

      Isso me motiva e acredito que serve de motivo para muitos cristão que vivem em países perseguidos por suas doutrinas, religiões e culturas, a continuar firme e não desistir desse Deus maravilhoso…E é nossa obrigação dentro de um Pais livre espalhar a palavra de Deus e o sacrifício de Cristo por nós…

      Muito bom cara, espero ter ajudado um pouquinho compartilhando algumas coisinhas ai.

      E lembrando: 31/05 D.I.P – Dia da Igreja Perseguida.

      Estejam orando por isso….

      Abraços… Boa noite…

  • Costumo deixar elogios ao PADD, mas dessa vez vim fazer uma reclamação. Recebam como crítica construtiva. Não fiquem chateados, por favor.

    Primeiro sobre a parte técnica, pessoalmente o som me pareceu muito desnivelado. Às vezes falavam muito baixo, aí eu aumentava o som, e logo em seguida gritavam, aí eu levava a mão ao ouvido e fazia careta.

    Apesar do tema ser bom, esse episódio não falou muito comigo, tinha outras expectativas. Esperava algo que não tivesse tanto foco na realidade de uma região específica do Brasil. Alguns pontos bacanas eu achei que deveriam ter sido mais explorados, como comer 1Kg de sal antes de falar de Cristo. Faltou explorarem melhor as “ferramentas” de evangelismo, como por exemplo o Abismo Ligado, que eu particularmente não conheço.

    Tenho um pé atrás com um evangelismo “invasivo”. Penso que o melhor evangelismo é dar testemunho e aproveitar as oportunidades que o assunto surgir para aí então falar da nossa fé de forma direta e pessoal. Acredito que nada é tão eficaz como gerar o interesse no ouvinte antes de a gente falar.

    Na internet não sou muito fã de escrever textos endereçados a pessoas específicas que não tenham me perguntado sobre Deus. Agora, o meu mural do Facebook é meu, e se o meu coração está cheio de Deus isso será refletido lá, aí lê quem quiser.

    Abraços!

    • Críticas construtivas são sempre bem vindas Cristiano, principalmente essa que você deixou. Vamos observar melhor essa questão do som. Essa gravação realizamos de um modo diferente, até balanceei os volumes, mas não parece ter sido suficiente. Precisamos ajustar melhor 🙂

      Sobre explorar apenas uma região, o objetivo do episódio foi exatamente falar sobre como é a cultura da serra gaúcha, como comentado na intro do post, com o intuito de demonstrar como é aqui e, caso seja útil, servir para outros. Talvez o que te fez criar expectativas foi o título. Acho que deveria ter sido mais específico. Crítica anotada 😉

      Sobre explorar mais sobre a questão de 1Kg de sal, o que você gostaria de saber mais? Podemos fazer um episódio só sobre isso (dessa vez, generalizado).

      Quanto às ferramentas, o Abismo Ligado temos 5 episódios específicos só sobre ele. #LINKNOPOST O livro sem “Sem Palavras” (evangelismo para crianças) também tem episódio explicando 🙂

      Concordo contigo sobre essa questão de evangelismo “invasivo”. Sou mais como tu “deixa minha vida falar de Cristo pra você” (e é ai que entra o 1KG de sal). Quem comentou mais que faz esses esquemas de mandar pras pessoas é o @juliverboch:disqus (ele que se explique), mas parece que ele parou com a frequência disso.

      Muito obrigado pelo teu feedback! Esse tipo de feedback é importante para melhorarmos o podcast. O próximo episódio que gravarmos nessa mesma “estrutura” vou observar melhor os volumes 😉

      Abraço

      • Valeu, Eduardo. Vou ouvir estes episódios que você indicou.

        Eu entendi que comer 1Kg de sal exige tempo e convivência. Achei isso muito bonito como prática cristã. Me parece um tema muito rico para ser abordado, o testemunho e a convivência como forma de evangelismo.

        Duas coisas que ouvi sobre isso me marcaram. A primeira foi uma frase de Francisco de Assis que ouvi há anos: “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras”. A segunda foi o testemunho do Alexandre Milhoranza no podcast No Barquinho #78 sobre o atentado aos jornalistas franceses. Na França é contra a lei falar abertamente de sua fé para os outros. Porém a exceção dessa lei é fantástica: é permitido se o ouvinte pedir para conhecer sobre a fé da pessoa. Aí entra o testemunho de vida.

        Abraço!

        • Exatamente isso Cristiano. Até o Ariel comentou um ótimo exemplo da conversão dos pais deles, onde um amigo (cristão) visitou eles diversos anos para conversar (sem empurrar Cristo), até que chegou o momento em que eles tiveram interesse de conhecer a Cristo. A frase do Francisco de Assis é exatamente isso.

          Aqui na serra gaúcha temos isso como método de evangelismo (evangelismo relacional), e a ferramenta (o Abismo Ligado) é usada apenas quando a pessoa realmente quer saber sobre “a Verdade”. Claro, como comentamos, tem igrejas que fazem diferentes, mas nosso objetivo é atingir aqueles que estão inseridos nessa cultura, onde dificilmente entrariam em uma igreja protestante.

          Abraço!

  • Gabriel Tuller

    galera, achei super legal o episódio e da forma que vcs abordaram o evangelismo. Acho que essa prática de andar junto é muito mais efetiva do que o famoso papelzinho e a frase “Jesus te ama”. Eu vivi 14 anos em terras gaúchas e concordo que o povo é mais fechado e muito mais difícil de conseguir abertura pra falar de Jesus. Antes mesmo de saber o que era esse tipo de evangelismo, eu já fazia com amigos meus de escola e vejo que essa minha atitude gerou muitos frutos quando converso com eles hoje em dia.

    É de fato uma das formas que eu acho mais legais para levar a pessoa à Cristo.

    grande abraço!

    • É isso ai Gabriel! E muito obrigado pelo teu feedback 😉

      Abraço

  • Daniel Cazé

    Parabens pela a forma que abordaram o tema. gosto muito de consumir (literalemente) os podcasts, mas infelizmente quando o host “não dá conta” ou quando os temas ficam repetitivos, ou quando a qualidade do audio é ruim… enfim.., desisto logo… pode ser meio cruel, mas é assim que priorizo meu tempo. o Podcast de vocês está nessa lista seleta que consigo ouvir…

    Gostei muito de saber da realidade da serra gaucha, e é muito parecido com o sertão nordestino que conheço um pouco, e acredito que deve ser parecido com os cantos remotos do norte do pais…

    Parabens mais uma vez. Fiquei com Deus e continue, assim como “os cabras”, não fazendo mais do mesmo, mas apresentando o regionalismo com muita personalidade…

    Abs!

    • Muito obrigado pelo feedback Daniel, e principalmente por continuar nos escutando =D (tivemos algumas críticas quanto à qualidade do áudio deste episódio e fico feliz que você permanece conosco).

      Tenho ouvido muito do @ivandromenezes:disqus, do OsCabraCast, que principalmente no sertão é complicado evangelizar, assim como tu comentou. Quando ele falou isso, fiquei surpreso, pois achava que só o sul tinha uma cultura “complicada”. Pois bem, espero que as nossas ideias e métodos, principalmente do evangelismo relacional, possam servir para outras regiões.

      E mais uma vez, obrigado por passar e deixar teu feedback.

      Abraço!

  • Thiago Ramon Brito

    Otimo podcast , sou novo ouvinte , gostei mesmo , bem dinamico !!
    Parabens

    • Olá Thiago! Muito obrigado pelo seu feedback e por investir tempo para nos ouvir 🙂 Esperamos que nosso conteúdo possa ser sempre útil pra você.

      Abraço

      • Thiago Ramon Brito

        nos ouvintes que agradecemos , sei o trabalho que dar um podcast !
        E so pra constar , tu é famosão na podosfera , dos podcast que ouço a maioria ja falou de ti , mesmo os nao cristão !
        😀

        • Talvez porque eu seja um comentador e divulgador hehehe Agora, se não foi nos comentários que me citaram, ai é novidade hehehe

          Valeu brother!

          • Thiago Ramon Brito

            é isso mesmo , nesses podcast te chamam de onipresente KKKK
            mas po , se falaram de ti no comentadores é pq ta com moral 😀

  • Pingback: #PADD055: A saúde do Cristão | Pelo Amor de Deus()