Caminhando com Ester (2)

Postado por em out 12, 2016 em Blog | 3 Comentários

Caminhando com Ester (2)

Bom, na última vez falamos sobre como Deus nos molda e nos prepara para os Seus propósitos, mesmo que isso leve um determinado tempo. Você não leu o primeiro post? Então confira aqui nesse link. Agora vamos continuar nossa caminhada com Ester.

2: “Espelho espelho meu, quem é mais linda do que eu?”

Para contextualizar rapidamente, Ester havia se preparado e se adornado durante um ano inteiro e finalmente havia chegado a hora de se encontrar com o Rei. Imaginem o nervosismo dela!

“(…) Ester agradava a todos os que a viam.” – Ester 2:15b (NVI)

Será que todos gostavam de Ester por sua beleza? Seus cabelos? Seus olhos? Seu corpo? Pode até ser, mas ela tinha algo de diferente. Não é somente um belo rosto que causa uma aparência positiva. Como diz o ditado: “A beleza é passageira, o interior é para sempre.” Sendo assim, Ester poderia até ser a mais bela do harém, todavia assim como o próprio versículo aponta, “todos” se agradavam com ela. Certamente ela possuía duas qualidades importantes e diferentes das outras mulheres: o caráter e a dignidade de uma mulher de Deus (já dando spoilers essa Sofia hahaha…No final da série vamos entender o porquê).

Ester era tão diferente e tão apreciada, que obviamente foi escolhida para ser Queen! Isso só vem para fortificar a ideia de que ela realmente tinha algo de diferente.

“Ora, o rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher, e ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens. Então ele lhe colocou uma coroa real e tornou-a rainha no lugar de Vasti.” – Ester 2:17 (NVI)

Atente no versículo, o Rei gostou mais de Ester do que as outras; Ele a favoreceu e ela foi aprovada! “Nossa Ester, quantas atribuições. O rei realmente gostou de você, né?!”

Trazendo a história de Ester para um contexto pessoal, que impressão você tem deixado para as pessoas? Elas gostam de ficar perto de ti? Você trata as pessoas com amor? Quando você se apresenta para alguém, essa pessoa tem uma imagem boa ou uma visão má de ti? Assim como Ester, as pessoas se agradam de ti? Metaforicamente falando, se você fosse encontrar o Rei Xerxes hoje, ele te escolheria? Se sim, por quê? Se não, por quê?

Não estou dizendo que precisamos ter aprovação dos “homens”, porque até a Bíblia nos instrui que não. (Gálatas 1:10) Porém, temos que ponderar: será que as pessoas estão vendo Cristo em nossas vidas? Será que o que falamos, como agimos, como nos vestimos, como tratamos as pessoas, é da mesma maneira que Jesus fazia? Pois, no final das contas é isso que conta. Deus nos criou também, com o intuito de nos relacionarmos com as pessoas, pois essa é uma das maneiras de falar de Cristo para os outros. Será que estamos fazendo isso da maneira certa?

Refletindo sobre a história, creio que o segredo de Ester era a sua retidão em relação a Deus. Ester era íntegra e fiel a Deus, e isso transpareceu em seu caráter. O nosso modo de ser e agir reflete o nosso relacionamento com Jesus. Portanto, só conseguiremos ser como Ester quando buscarmos isso nEle: lendo a palavra, orando e tendo intimidade com o Pai, pedindo para que Ele nos ajude. Ele é a fonte que precisamos buscar para podermos realizar as coisas certas da maneira certa. Nosso caráter deve transparecer o caráter divino, e isso só vai acontecer quando Jesus verdadeiramente estiver em nós.

Até a próxima galera!

Sobre Sofia Sebben

Apaixonada por Jesus, risonha, tímida, feliz, sonhadora, amo viajar e cantar.

  • Marlon Vieira

    Curti muito Sofi, será que temos conseguido transbordar Cristo para as outras pessoas? Muito bom

    • Sofia Sebben

      Verdade! Eh de se refletir! Um abraco Marlovs!!

  • Sofia Sebben

    Show! 😀 Deus eh bom!