Sobra mês no fim do salário

Sobra mês no fim do salário

Blog By maio 05, 2014

Sobra mês no fim do salário

Dae queridos (as), muita dor de cabeça por aí? Começando a cuidar da saúde? Esse post é sobre o segundo capítulo do livro Preocupação da escritora Elizabeth George e fala de um assunto que com toda a certeza já deu dor de cabeça pra muitos de nós: dinheiro.

Aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta. E sei também ter abundância.” – Filipenses 4:11b-12a

Seja você mãe de família, recém-casado, jovem, namorado com planos de casamento ou aposentada, haverá um momento em que você se encontrará um pouco desesperado para resolver alguma situação financeira. Seguidamente somos tentados a nos preocuparmos não só com o presente, mas também com o futuro, quer ver que não está sozinho?

O questionário de preocupações “Penn State” mostra que a maioria das pessoas passam grande parte do tempo ansiosos.

“Pergunta: Você tem se preocupado, ficado tenso ou ansioso durante as últimas quatro semanas?
Resposta: Sim. A maior parte do tempo.
Houve noventa por cento de respostas afirmativas para essa pergunta. A área financeira está bem no topo da lista das coisas que nos causam preocupação, tensão e ansiedade.”

“Desde que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden (Gênesis 3), a humanidade tem enfrentado, diariamente, o problema de encontrar e de fornecer alimentos, roupas e abrigo. Essas provisões fazem parte de uma área prática da vida e da existência e, por isso mesmo, compõem um motivo comum – e diário – de preocupação. Para se ter alimento é preciso ter dinheiro. Para se ter roupas é preciso dinheiro. E ter abrigo requer mais dinheiro ainda.

Mas Jesus nos instrui claramente no que se refere à preocupação com estes elementos básicos da vida. Ele disse aos seus seguidores: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir (Mateus 6.25).”

A grande ordem do Senhor quanto a essas preocupações: “Não se preocupem…”. Jesus é muito claro e direto usando palavras de fácil compreensão “Não se preocupem…”.

“O nosso serviço ao Pai e ao seu povo é prejudicado e bloqueado quando nos preocupamos conosco e deixamos de confiar nele.”

Jesus continua a falar as preocupações diárias para os discípulos até o versículo 34. Elizabeth destaca e podemos observar seis razões para não se preocupar, mas encontrar seis razões para confiar nEle.

1) Você é precioso para Deus (v 26).
2) Deus, e não você, está no controle de sua situação (v 27).
3) Você será cuidado (v 28-30).
4) Deus conhece as suas necessidades (v 31-32).
5) Suas atividades devem focar Deus (v 33).
6) Sua vida deve ser vivida um dia de cada vez (v 34).

“Quando a vida fica difícil, você e eu temos, pelo menos, uma séria escolha espiritual a fazer. Temos de escolher se ficaremos obcecados com algo terreno, como nossa situação financeira, ou se olharemos para cima e esperaremos nas eternas promessas de Deus. Se optarmos por olhar para cima – para Deus – então poderemos, com a mente clara e o coração inteiro, prosseguir para a importante obra para a qual fomos chamados.

Temos que decidir se empregaremos tempo e energia nos preocupando, ou tomaremos alguma providência a respeito da situação, do problema.

Fiz uma lista de aspectos importantes para fazermos nosso tempo, ansiedade e temores trabalharem a nosso favor.”

1) Mantenha a sua mente e coração na Palavra de Deus: você encontrará encorajamento para esses períodos;

2) Busque ajuda: converse com pessoas que já passarem por um problema semelhante ao seu;

3) Ore: comece a orar quando percebe a preocupação se aproximando;

4) Trabalhe duro: “se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” – 2 Tessalonicenses 3:10 (NVI);

5) Corte: “se você procurar, haverá sempre o que cortar. Ajuste a sua percepção para saber com que quantia de dinheiro você realmente pode contar.”;

6) Converse com os familiares: abra o jogo, ou mostre o extrato do banco para sua companheira e se tiver filhos, para eles também. Faça a família ficar unida e vivam “um por todos e todos por um”;

7) Faça sua parte: mesmo que não consiga cortar muito, já será uma forma de economizar.

“Se você se ocupa com o Senhor, não se pré-ocupa com outras coisas! E é dessa forma que descobre o que é viver na terra do “não se preocupe!”.

Lembre-se:

“Todo o amanhã tem duas alças. Nós podemos segurá-lo pela alça da ansiedade, ou pela alça da fé.” Henry Ward Beecher


Essa série de posts é um resumo do livro Preocupação, de Elizabeth George, publicado pela editora Hagnos. Cada post resume um capítulo e você pode adquirir o livro para conferir os assuntos com maiores detalhes clicando na referência abaixo.

Referência: GEORGE, Elizabeth. Preocupação – um hábito que pode ser quebrado [tradução Iara Vasconcellos]. São Paulo: Hagnos, 2011.

Sobre Paloma Pena

Teimosa, intensa, super protetora, eterna criança, aprendiz de engraçada.

Author

Teimosa, intensa, super protetora, eterna criança, aprendiz de engraçada.