O Verdadeiro Sentido do Natal!

Postado por em dez 24, 2013 em Blog | Sem Comentários

O Verdadeiro Sentido do Natal

Tá no ar! Podcast Pelo Amor de Deus… ops, não é dia de podcast. Hoje é dia de post no blog, mas com um estudo em áudio pra acompanhar. No dia 23 de Dezembro de 2012, fiquei responsável por organizar a Celebração Especial de Natal na igreja que frequento.  Dentre as o que estava planejado, dei um estudo sobre qual deve ser o sentido do Natal para nós, Cristãos. Então, já que hoje é véspera de Natal, vamos entender o que essa data significa para nós, Cristãos!

Nota: escute o estudo neste link. Tem o áudio (só 25 minutinhos), a apresentação de slides e o vídeo usado para ilustrar. Clica ai! Veja abaixo o estudo em texto de forma resumida.

O Verdadeiro Sentido do Natal

O que deve ser o Natal para nós, e como devemos comemorá-lo? Leia Mateus 2:1-12 para ver o que ocorreu quando o Jesus nasceu. Já leu? Beleza, vamos continuar.

Podemos ver que os magos vindos do Oriente estavam em uma busca para encontrar o rei dos Judeus que havia nascido; para adorá-lo e dar presentes. Diante disso, podemos citar três pontos do que é o natal, apenas usando os “magos” como exemplo. O primeiro é:

NATAL é uma busca constante do verdadeiro Jesus!

Do versículo 1 até o 9, podemos ver a busca que os magos fizeram para encontrar o rei dos Judeus, que havia nascido. Eles fizeram uma longa viajem, e por isso, o natal é uma busca constante por Jesus. Devemos buscar a Cristo de todo o coração!

Segundo ponto:

NATAL é uma adoração constante ao verdadeiro Jesus!

No versículo 2 podemos ver que os magos estavam nessa busca para adorar a Jesus. No versículo 11 vemos que a primeira coisa que fizeram ao ver o menino foi prostrar-se e adorá-lo.

Não existe Natal sem o compromisso de adorar a Cristo. Normalmente, vemos que o natal é comemorado com bebedeiras, festas, entre outros, mas isso não agrada a Deus. E precisamos adorar em Espírito e em verdade.

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” – João 4:23 NVI

Devemos viver para adorar a Deus com um coração preparado. Quando Jesus diz que devemos adorar em Espírito e verdade Ele quer dizer que não estamos presos a um templo. Por isso, a adoração é um estilo de vida. Assim, podemos adorá-lo diariamente.

Terceiro ponto:

NATAL é abrir o coração e oferecer presentes a Jesus!

No versículo 11 vemos também que os magos deram presentes para Jesus. Não existe uma base bíblica para isso, mas alguns teólogos (não lembro mais das minha fontes. Dá um desconto, faz um ano heheeh) acreditam que esses presentes podem simbolizar algumas coisas:

Ouro, que simboliza a realeza de Cristo, sua divindade.
Incenso, que pode simbolizar a pureza de Cristo.
Mirra, que pode simbolizar o sacrifício, a morte, visto que era usado para embalsamento.

E como podemos presentear a Jesus? Com nossa vida! Gravem Romanos 12:1 na mente de vocês, que diz assim:

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” – Romanos 12:1 NVI

Ou seja, basta abrir nossos tesouros, nossos corações, e apresentar a Jesus. Ele nasceu em nossos corações. E Ele pagou um preço muito caro para nos salvar e estar conosco. Então, vamos lembrar dEle, com alegria! Podemos adorá-lo com nossa vida e amando as pessoas a nossa volta. Natal é tempo de estarmos em família. Buscar a Cristo, adorá-lo e presenteá-lo, com muita alegria no coração. E lembrem-se, todo dia pode ser Natal!

Um abraço pra vocês!
Eduardo Silveira (a.k.a EddieTheDrummer)

(quer ouvir o estudo com muito mais coisas? Clique aqui)

Veja também outro estudo, falando sobre os pastores, do livro de Lucas: Clique Aqui!

 

Sobre Eduardo Silveira

Cristão, geek, podcaster, baterista enferrujado, projeto de guitarrista, administrador de linux server, apreciador de rock, heavy metal e software livre.