O amor Cristão

O amor Cristão

Blog By out 10, 2014

O amor Cristão

Hoje vamos aprender sobre como Jesus nos ensina, através da Bíblia, sobre o AMOR e como podemos praticar isso no nosso dia a dia.


O amor é o primeiro e maior mandamento:

“Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o teu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.” – Mateus 22:37,38 (NVI)

O amor fundamenta todas as ações do cristão:

“Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “não matarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.” – Romanos 13:9 (NVI)

O amor é a pedra angular, a virtude suprema, a consequência de todas as outras virtudes:

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” – 2 Pedro 1:5-7 (NVI)

O amor é a marca distintiva do verdadeiro cristão:

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” – João 13:35 (NVI)

O amor deve ser maior do que a nossa fé e a nossa esperança:

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” – 1 Coríntios 13:13 (NVI)

Conseguimos amar os outros somente pelo amor que Ele tem por nós:

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” – 1 João 4:19 (NVI)

O amor que desenvolvemos pelos nossos inimigos e por quem nos persegue torna-nos Filhos do Pai:

“Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.” – Mateus 5:44-45 (NVI)

O amor é o maior dos dons espirituais:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou um gongo ruidoso ou como o címbalo que retine. E se eu tiver o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que distribua todos os meus bens, e se eu entregar o meu corpo para que eu possa me gabar, mas não tiver amor, nada serei.” – 1 Coríntios 13:1-3 (NVI)

O amor que sentimos pelo nosso próximo deve ser o mesmo amor que sentimos por nós mesmos:

“Ame ao seu próximo como a si mesmo.” – Marcos 12:31 (NVI)

Deus é a fonte de todo nosso amor. Amar a Deus e amar as outras pessoas está interligado:

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Aqueles que dizem: “Eu amo a Deus”, e odeiam seus irmãos ou irmãs, são mentirosos; quem não ama a seu irmão ou irmã a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não viu. O mandamento que temos dEle é este: quem ama a Deus deve amar os seus irmãos e irmãs também.” – 1 João 4: 19-21 (NVI)

O amor ajuda-nos a perdoar:

“Sejam amorosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente.” – Efésios 4:32 (NVI)

Obedecer leva-nos mais perto do amor de Jesus:

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor.” – João 15:10 (NVI)

O mais importante de todos: Deus habita em quem cultiva o amor:

“Assim, nós viemos a conhecer e acreditar no amor que Deus tem para nós. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” – 1 João 4:16 (NVI)


Essas frases acima apresentam somente algumas da citações sobre o amor, mas em suma, Jesus expandiu enormemente o alcance e a importância do amor, dizendo que o amor que temos por Deus e o amor ao próximo são os mais importante de todos os mandamentos. O apóstolo Paulo disse que o amor cristão foi o maior e mais importante de todos os dons espirituais. Em todo o Novo Testamento, somos encorajados a viver em paz com todas as pessoas de Deus, nos comprometer a um amor genuíno e a cuidar dos outros, até aqueles que nos querem mal.

Essas são algumas formas que podemos crescer em nossa fé, colocando o AMOR em prática no nosso quotidiano.


“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” – Colossenses 14:3 (NVI)

Sobre Sofia Sebben

Apaixonada por Jesus, risonha, tímida, feliz, sonhadora, amo viajar e cantar.

Author

Apaixonada por Jesus, risonha, tímida, feliz, sonhadora, amo viajar e cantar.