Humildade

Postado por em fev 24, 2014 em Blog | 11 Comentários

Humildade

Como a maioria dos assuntos dos meus posts surgem de conversas com amigos, esse não foi diferente. Nós debatíamos sobre como levar uma discussão quando se está com a razão e se sabe que o outro lado não aceita te ouvir, e nisso vieram algumas atitudes do meu pai a cabeça. Meu pai é um homem de poucas palavras, provavelmente em virtude de não ter estudado muito e por vir do interior. Ele só se manifesta quando tem certeza que está certo, por diversas vezes discordam ou duvidam dele. Ele poderia entrar em discussão por ter argumentos necessários para ganhar a discussão, mas a atitude dele é simplesmente aceitar a discordância da pessoa no momento e quando estiver em um ambiente propício e a pessoa estiver aberta para conversar ele vai mostrar aquilo que defendeu, sem criar conflitos e sem se achar no direito de criar uma situação desconfortável para todos que estão no ambiente, apenas por saber que está certo. Isso é que faz de meu pai uma pessoa humilde, e não apenas admitir quando erra ou por ter trabalhado na roça.

O dicionário diz que:

– Humildade é a ausência completa de orgulho.
– Praticar a humildade é o rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito.

Salomão nos fala em Provérbios diversas vezes sobre as coisas boas que ter humildade nos trás, como no capítulo 22 versículo 4:

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.” – Provérbios 22:4 (NVI) [veja também Pv 15:33 e 18:12]

Como é difícil ter a humildade de assumir que estamos errados, não é? Quão sábio é quem consegue silenciar quando está certo.

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” – Provérbios 11:2 (NVI)

Em I Pedro temos dois grandes ensinamentos a seguir, o primeiro está no capítulo 3 “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”(1 Pedro 3:8 – NVI) e no capítulo 5 “Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.” (1 Pedro 5:5 – NVI)

Eu não estou querendo que você seja uma pessoa medíocre ou que você aceite o que é errado, eu quero que a gente consiga abrir mão de uma discussão quando sabemos que o único fruto que ela nos dará é a discórdia e o afastamento das pessoas. Existe um momento em que você poderá expor seu posicionamento e ele será aceito de maneira positiva, saiba distinguir esses momentos.

Que a gente se torne cada dia mais humilde, entendendo que mais vale o amor e a comunhão com o irmão do que a razão.

Sobre Paloma Pena

Teimosa, intensa, super protetora, eterna criança, aprendiz de engraçada.