Humildade

Postado por em fev 24, 2014 em Blog | 11 Comentários

Humildade

Como a maioria dos assuntos dos meus posts surgem de conversas com amigos, esse não foi diferente. Nós debatíamos sobre como levar uma discussão quando se está com a razão e se sabe que o outro lado não aceita te ouvir, e nisso vieram algumas atitudes do meu pai a cabeça. Meu pai é um homem de poucas palavras, provavelmente em virtude de não ter estudado muito e por vir do interior. Ele só se manifesta quando tem certeza que está certo, por diversas vezes discordam ou duvidam dele. Ele poderia entrar em discussão por ter argumentos necessários para ganhar a discussão, mas a atitude dele é simplesmente aceitar a discordância da pessoa no momento e quando estiver em um ambiente propício e a pessoa estiver aberta para conversar ele vai mostrar aquilo que defendeu, sem criar conflitos e sem se achar no direito de criar uma situação desconfortável para todos que estão no ambiente, apenas por saber que está certo. Isso é que faz de meu pai uma pessoa humilde, e não apenas admitir quando erra ou por ter trabalhado na roça.

O dicionário diz que:

– Humildade é a ausência completa de orgulho.
– Praticar a humildade é o rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito.

Salomão nos fala em Provérbios diversas vezes sobre as coisas boas que ter humildade nos trás, como no capítulo 22 versículo 4:

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.” – Provérbios 22:4 (NVI) [veja também Pv 15:33 e 18:12]

Como é difícil ter a humildade de assumir que estamos errados, não é? Quão sábio é quem consegue silenciar quando está certo.

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” – Provérbios 11:2 (NVI)

Em I Pedro temos dois grandes ensinamentos a seguir, o primeiro está no capítulo 3 “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”(1 Pedro 3:8 – NVI) e no capítulo 5 “Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.” (1 Pedro 5:5 – NVI)

Eu não estou querendo que você seja uma pessoa medíocre ou que você aceite o que é errado, eu quero que a gente consiga abrir mão de uma discussão quando sabemos que o único fruto que ela nos dará é a discórdia e o afastamento das pessoas. Existe um momento em que você poderá expor seu posicionamento e ele será aceito de maneira positiva, saiba distinguir esses momentos.

Que a gente se torne cada dia mais humilde, entendendo que mais vale o amor e a comunhão com o irmão do que a razão.

Sobre Paloma Pena

Teimosa, intensa, super protetora, eterna criança, aprendiz de engraçada.

  • Guest

    “Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”(Mt 11:29).

    Mansidão é a renuncia absoluta á batalha pelas nossas opiniões e a crença de que Deus lutará em nosso favor. A mansidão é o oposto da agressividade e do egoísmo. Tem origem na confiança, na bondade e controle dEle sobre a situação. Então no mais verdadeiro sentido, uma pessoa mansa é alguém que morreu para o EU, e isso requer fé, coragem, e perseverança, que pra nós, isso não é fraqueza, e sim, sinal de muita força.

    Tenham um bom dia!!

  • clarete

    “Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”(Mt 11:29).

    Mansidão é a renuncia absoluta á batalha pelas nossas opiniões e a crença de que Deus lutará em nosso favor. A mansidão é o oposto da agressividade e do egoísmo. Tem origem na confiança, na bondade e controle dEle sobre a situação. Então no mais verdadeiro sentido, uma pessoa mansa e humilde é alguém que morreu para o EU, e isso requer fé, coragem, e perseverança, que pra nós, isso não é fraqueza, e sim, sinal de muita força.

    Tenham um bom dia!!

    • Paloma Pena

      Obrigada Clarete.
      que a gente possa realmente buscar um coração mais humilde sempre, resunciando do nosso EU.

      Otima semana!!!

  • Rafael Bottega

    Ótimo texto, que a humildade seja algo real em nossa vida. Ser orgulhoso nos afasta de Deus, pois isso Ele detesta (Provérbios 16:5).

    Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.
    Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.
    Salmos 25:8-9

  • Paula

    Muito legal a relação feita com o comportamento do teu pai, interessante pensarmos um pouco entre a necessidade de se ter razão e o amor e compreensão das pessoas que nos cercam….de abrir mão de nossas convicções quando percebemos que isso não nos trará nada de positivo…

    • Paloma Pena

      Verdade Paula, acabamos batendo boca em vão por causa do nosso coração orgulhoso e isso não é nada proveitoso, é muito mais gratificante quando conseguimos ter um dialogo e uma troca de ideias onde ambos tem compreensão.

      “Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.” 1 Coríntios 13:2

      O amor é o combustivel para tudo.

  • Esse texto foi escrito pra mim. Tenho lutado comigo mesmo sobre isso. Muitas vezes não continuo por causa do “orgulho de estar certo”, mas porque não consigo aceitar (quando eu tenho certeza que estou certo, claro) que a pessoa vai ficar com a resposta errada. Se não tenho tanta certeza, ou se a resposta não vai fazer diferença para a vida da pessoa, é mais fácil.

    • Jairo Arruda

      1º. Boa reflexão Palomível!
      2º. Comentando só porque apareceu isso para mim: “Participar do debate” e mais pela resposta do Eddie.

      Concordo que realmente devemos ter um caráter humilde mas vejo ela como apenas uma característica de uma pessoa sábia. Não adianta sermos humildes e morrermos com nossas palavras e não dizer para outras pessoas talvez a nossa opinião. Vejo sim que o centro do post é não deixar o orgulho falar mais alto quando estamos discordando sobre algo, mas também não podemos nos esconder atrás (talvez) da máscara da “humildade” e o que na verdade é medo de enfrentar conflitos e estarmos muitas vezes ignorando a certeza das nossas convicções.

      (Essa é a minha luta muitas vezes, aceito com muita facilidade as coisas e evito muitas vezes de enfrentar e nem sempre isso é o certo.)

      Então o que precisamos é o equilíbrio sempre e buscar o viver habilidoso em Deus – a sabedoria.

      • Paloma Pena

        Exatamente Jairo, tu me conhece e sabe que eu não deixo nunca de dizer a minha posição sobre qualquer assunto, mas muitas vezes quando minha colocação não é bem recebida em determinado momento eu procuro não seguir em frente no momento, e no momento adequado colocar o meu ponto de vista. Ainda mais quando estou certa.

        Duda, realmente tu não pode deixar a pessoa com a resposta errada, até porque se tu vê a pessoa cometendo um ato que desagrada a Deus teu papel como irmão é mostrar-lhe o erro, o unico cuidado que precisamos ter, e é algo que por muitas vezes eu não consegui, é sabedoria de perceber se a pessoa vai te ouvir naquele momento, precisamos analisar as pessoas que estão no ambiente e se realmente é o momento em que havera maior crescimento para ambos.

        • Acho que tu tocou no ponto chave: se a pessoa não quer te ouvir (naquele momento), não adianta defender a causa. Porém, no momento que percebe que ela está mais calma e disposta a te ouvir, corre colocar os argumentos hehehe

          • Paloma Pena

            Exato, de modo algum a gente deve permitir que a pessoa fique sem saber a verdade, mas se a pessoa não está preparada pra ouvir de nada vai adiantar a conversa, vai apenas fazer com que a gente perca a credibilidade com a pessoa.
            E isso vale desde uma informação simples até um comportamento que precisa ser corrigido.